Como configurar o Google Analytics 4 para enviar eventos de conversões

Esse tutorial te todos os passos para configurar o envio dos eventos da Leadster para o GA4! 💙


No vídeo abaixo, criamos um passo a passo para realizar o procedimento via Google Tag Manager (e o melhor de tudo, você faz isso em menos de 5 minutos :D)



Se preferir, temos o passo a passo escrito:


*Após realizar o login no Google Analytics e Google Tag Mananger, é só seguir esses passos:


  1. Verifique se a Leadster está funcionando corretamente no seu site;
  2. Criar uma nova tag no Tag Mananger

  1. Selecione o tipo de tag como configuração do GA4

  1. Adicione o ID da métrica

Para encontrar o seu ID da métrica você pode seguir o passo a passo abaixo:


  1. Após adicionar o ID a tag do Tag Mananger, você irá selecionar o acionamento da tag para todas as páginas sendo a opção All Pages e salvar a tag

  1. Assim que salvar a tag o próximo passo será clicar no botão Visualizar

  1. Insira a URL do seu site no campo de identificação, clique em conectar e aguarde.

  1. Confira se a Tag aparece configurada corretamente, indico realizar um teste gerando um lead no seu fluxo, dessa forma já é possível verificar na aba do Tag Assistent que os dados de preenchimento das etapas do fluxo foram registrados.

Primeira etapa concluída!


Agora iremos escolher qual evento irá contar como conversão, pode ser qualquer campo de resposta do seu fluxo (campos em verde)


Vamos lá!


  1. O primeiro passo será criar uma nova tag no Tag Mananger e selecionar o tipo de tag como Evento do GA4

  1. Após isso, clique em Tag de configuração e depois escolha a opção Nenhum- definir o código manualmente

  1. Insira seu ID da métrica novamente

  1. Após adicionar o ID a tag do Tag Mananger, você irá selecionar o acionamento da tag para todas as páginas sendo a opção All Pages e salvar a tag

  1. Inserir o ID do GA4 no campo de ID da tag no seu fluxo na Leadster

*O nome da categoria e ação podem ser alterados, servem como identificador


  1. Voltando a configuração da tag do Tag Mananger, o próximo passo será clicar na aba de Parâmetros de evento

No campo de Nome do parâmetro o valor que deve ser preenchido é o mesmo valor que está no campo de Categoria na Leadster

Já o campo Valor deve ser preenchido com o nome que está no campo Ação na Leadster

*Os campos onde a informação deve ser copiada são os da imagem do passo 5

  1. O nome do evento deve ser configurado de acordo com os eventos registrados no Tag Assistent, lembrando que qualquer evento de resposta do lead pode ser escolhido

Então você deve copiar o nome do evento do Tag Asisstent e colar no campo Nome do evento

  1. Clique em salvar e publique a TAG

Pronto! Agora basta salvar as informações e checar os dados no Google Analytics 4.


OBS: Os dados de conversões não são mostrados em tempo real, pode demorar de 5 à 30 minutos para contabilizar.


Abraço! 💙

Isto respondeu sua dúvida? Obrigado pelo feedback Houve um problema ao enviar seu feedback

Ainda precisa de ajuda? Entre em Contato Entre em Contato